quarta-feira, 18 de abril de 2012

Labirinto verde recebe manutenção em Nova Petrópolis

A aparência do mais famoso cartão-postal de Nova Petrópolis ainda não está perfeita. Falta que as mudas de ciprestes ganhem forma, mais altura e fiquem uniformizadas. Mas mesmo em manutenção, o labirinto verde continua divertindo turistas e moradores no centro da cidade.

Replantado em março do ano passado, substituindo mudas de 22 anos, o novo labirinto ainda está crescendo. Precisa de cuidados constantes e será necessário pelo menos mais um ano para que as plantas fechem todos os espaços.

Confira imagens do trabalho realizado no labirinto de Nova Petrópolis

Nesta quarta-feira, as 1,7 mil mudas de ciprestes passaram pela terceira poda. Plantadas na Praça das Flores com 1,5 metro de altura, elas cresceram cerca de 30 centímetros e serão mantidas quando alcançarem 2 metros de altura.

— Vamos deixá-lo mais alto que o anterior para evitar que as pessoas descubram o caminho facilmente — explica o responsável pela manutenção do labirinto, Selvino de Abreu, preocupado com a diversão dos turistas.

A cada três meses, ele coordena o que deve ser podado nas mudas e controla a adubação para o cipreste crescer forte, fechando os espaços do círculo de 26 metros de diâmetro.

— É uma sensação muito gostosa, se divertir numa brincadeira de criança, com o cheiro do verde — define o turista de Franca (SP) José Rodrigues da Costa, 70 anos.

Ele e mais quatro familiares saíram aos risos do caminho verde depois de testaram diferentes trajetos. Foram e voltaram inúmeras vezes até atravessar as sete carreiras de mudas e chegar ao centro do labirinto. Uma aventura que se completa na volta, com ou sem a ajuda dos curiosos que indicam o caminho pelo lado de fora.

A brincadeira ao ar livre, e para todas as idades em Nova Petrópolis, continua ganhando forma sem deixar de ser o maior atrativo da praça, divertindo quem se aventura ou o observa de longe.

Detalhes
Replantado em março de 2011, com um novo trajeto
— Foi substituído porque as plantas estavam velhas, com 22 anos— O labirinto tem 26 metros de diâmetro
— Comporta 1,7 mil mudas de ciprestes
— Há um espaço de 1,7 metro entre as cercas, que dão sustentação aos ciprestes
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário