segunda-feira, 30 de abril de 2012

Agricultura x Agrotóxicos

Agricultura 

27/4/2012 
Excesso de agrotóxicos nas lavouras preocupa especialistas
 
JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte Agência Brasil por Thais Leitão

Rio de Janeiro - O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras preocupa cada vez mais especialistas da área de saúde. A aplicação de substâncias químicas para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra acaba se tornando um problema para os trabalhadores rurais e consumidores.
Para alertar a população e chamar a atenção das autoridades sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros, o Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com outras instituições, lança hoje (27), durante o Congresso Mundial de Nutrição, no Rio de Janeiro, um dossiê reunindo diversos estudos sobre o tema. O documento também será apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho no Rio.
De acordo com o professor Fernando Ferreira Carneiro, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e um dos responsáveis pelo dossiê, as pesquisas indicam que o uso dos agrotóxicos ocorre no país de forma descontrolada.
“O Brasil reforça o papel de maior consumidor mundial de agrotóxicos e nós, que fazemos pesquisas relacionadas ao tema, vemos que o movimento político é para liberalizar o uso. A ideia desse dossiê é alertar a sociedade sobre os impactos do consumo massivo, sistematizando o que já existe de conhecimento científico acumulado”, disse.
Um dos estudos que fazem parte do dossiê foi desenvolvido pelo médico e doutor em toxicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Vanderlei Pignatti. Ele conduziu análises ambientais e examinou a urina e o sangue de professores e moradores das áreas rurais e urbanas das cidades de Lucas do Rio Verde e Campo Verde, em Mato Grosso. Os municípios estão entre os principais produtores de grãos do estado.
“Observamos resíduos de vários tipos de agrotóxicos na água consumida pelos alunos e pelos professores, na chuva, no ar e até em animais. Além disso, essas substâncias foram encontradas no sangue e na urina dessas pessoas. A poluição ambiental é elevada e as pessoas ficam ainda mais suscetíveis à contaminação porque não são respeitados os limites legais para pulverização dos agrotóxicos, que são de 500 metros no caso de pulverização aérea e de 300 metros para a pulverização terrestre”, explicou.
Outro estudo do professor Pignatti já havia encontrado resíduos de agrotóxicos no leite materno de moradoras de Lucas do Rio Verde. Foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, três da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010, e a presença dos resíduos foi detectada em todas elas.
Vanderlei Pignatti lembrou que diversas pesquisas também indicam aumento na incidência de doenças como má-formação genética, câncer e problemas respiratórios, especialmente em crianças com menos de cinco anos de idade.

Biocombustível

Biocombustível 26/4/2012 

Resíduos da cana no Brasil poderiam gerar mais energia do que a Usina de Itaipu JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte EcoD

cana
O setor já é considerado autossuficiente/Foto: luciano.silva
Os resíduos secos do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil poderiam gerar mais energia do que a potência instalada da Usina de Itaipu. De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Diagnóstico dos Resíduos Urbanos, Agrosilvopastoris e a Questão dos Catadores, divulgado 25 de abril, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o uso desses resíduos poderiam gerar 16.464 megawatts por ano.
O levantamento mostra que, entre 13 culturas agrícolas pesquisadas, a cana-de-açúcar foi a que gerou maior volume de resíduos, 201 milhões de toneladas por ano, incluindo subprodutos como o bagaço que tem alto potencial energético e vinhaça com melhor aproveitamento como adubo na própria plantação.
O setor já é considerado autossuficiente em termos energéticos, atendendo a mais de 98% da sua própria demanda de energia. Segundo o Ipea, ainda existe grande potencial para geração de excedentes energéticos que ainda é muito pouco utilizado.
“Para viabilizar uma maior disponibilização dessa energia para a rede elétrica, entretanto, será necessário vencer várias barreiras de ordem técnica, econômica e regulatória, sendo necessários mais incentivos econômicos para motivar os investimentos do setor privado nessa área”, destacou o documento.
Além do potencial energético, a queima do bagaço também soluciona o problema de destinação desse resíduo, que é muito volumoso e de difícil transporte. O Ipea analisou o potencial energético apenas dos cultivos secos, como o de cana-de-açúcar, milho e soja, desconsiderando as culturas de banana, laranja e uva.
“O aproveitamento desses resíduos, além de evitar potenciais impactos negativos causados pelo descarte inadequado no ambiente, pode gerar muitos benefícios econômicos para o país”, destacou o estudo.
Os resíduos da agricultura, pecuária e florestas também poderiam atender às necessidades de energia elétrica do setor e ainda ser comercializada no mercado. De acordo com o levantamento, na pecuária, as criações de bovinos, suínos e aves geram cerca de 1,7 bilhão de toneladas de dejetos por ano. Desse total, 365 milhões de toneladas de dejetos são produzidas a partir de criações confinadas, que poderiam virar energia reduzindo os impactos sobre o meio ambiente. A criação de bovinos responde por quase 90% deste volume.

Fonte: Jornal do Meio Ambiente - Internet

Criação - Irmãos Campana

Artístico e responsável29/04/2012 | 06h02

Irmãos Campana e SuperLimão Studio reformam loja paulistana com propostas inusitadas desde a fachada verde

Após a megareforma, a superfície externa pode ser vista do interior pela transparência

Irmãos Campana e SuperLimão Studio reformam loja paulistana com propostas inusitadas desde a fachada verde Maíra Acayaba Photography,Divulgação/Maíra Acayaba Photography,Divulgação
Quase 4 mil vasos de chapas de alumínio, desenhados como origamis – um quadrado com cinco dobras – acomodam plantas de poder e proteção, as espadas-de-são-jorge Foto: Maíra Acayaba Photography,Divulgação / Maíra Acayaba Photography,Divulgação
Soluções volumétricas e estruturais incomuns transformam a própria loja — uma combinação de galeria de arte e design com showroom multimarcas — em uma obra de arte. De cara, uma volumetria de fachada inusitada, com vasos de metal que interagem com a luminosidade e até nos induzem a ver elementos de papel dobrado.

Mas não encare a superfície como uma solução apenas estética. A distância de 10cm entre os vasos e a parede da casa, com 520 metros quadrados, forma um colchão de ar que tem a função de melhorar a eficiência térmica da edificação, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

Quem dá as explicações é o arquiteto Antonio Carlos Figueira de Mello, do SuperLimão Studio, também de Sérgio Cabral, Thiago Rodrigues e Lula Gouveia. Da combinação dessa turma com os irmãos Fernando e Humberto Campana saíram projeto de arquitetura e concepção artística.

Dá a dimensão da criatividade responsável dos autores o detalhe do balcão (alto) feito de gabião, uma técnica de muro de sustentação, com a caliça do antigo piso externo de azulejos portugueses.

— Para não gerar entulho — reforça Antonio, mais uma solução técnica gerando estética.

Sem falar nas estruturas de vigas metálicas aparentes para reforço da casa e os painéis de ferro oxidado que correm sobre trilhos para tornar flexível o espaço com piso de concreto bruto.

Fonte: Zero Hora - Internet

Superárvores - Singapura

Capital mais ecológica30/04/2012 | 14h16

Cingapura cria jardim vertical com superárvores

Estruturas que contém 226 mil plantas de mais de 200 espécies medem até 50 metros

Cingapura cria jardim vertical com superárvores Wong Maye-E/AP
Foto: Wong Maye-E / AP
O movimentado distrito financeiro da capital de Cingapura recebeu um imenso jardim, que deve ser inaugurado oficialmente até o final de junho. As 18 estruturas verticais, chamadas de "superárvores", contarão com 226 mil plantas de mais de 200 espécies, cujas funções são gerar energia solar, coletar água da chuva e agir como torres de ventilação para conservatórios de horticulturas.

As árvores têm de 25 a 50 metros de altura. Esta ação do governo é uma forma de trazer deixar mais "verde" a área da Marina Bay.

 

Fonte: Zero Hora - Internet

Água Rio dos Sinos

Meio Ambiente - 30/04/2012 08h23
Atualizado em 30/04/2012 10h42

Análise da água do Rio dos Sinos deve ficar pronta em, no máximo, 14 dias

Metais pesados podem ter sido largados no Sinos.

Eduardo Herrmann/ Da Redação

Foto: GES
Sinos: problema da condutividade elétrica foi constatado na quinta-feira
Sinos: problema da condutividade elétrica foi constatado na quinta-feira

São Leopoldo  - O resultado da análise feita com as amostras colhidas em diversos pontos do Rio dos Sinos não deve sair antes do final da segunda semana de maio. Após a constatação, quinta-feira, de que o nível de condutividade elétrica no Arroio Portão estava muito acima do normal, autoridades ambientais presumiram que houve contaminação com efluentes que contêm metais pesados. A partir da confirmação do produto, será mais fácil identificar o infrator. “Até lá, será feita fiscalização para verificar se nenhuma outra ação vai ocorrer”, afirma o assessor jurídico do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Saimon Francisco da Silva. As medidas envolvem três esferas. “A administrativa é com as secretarias de Meio Ambiente e Fepam, que aplicam penalidades e multas. O Ministério Público entra com ação cível, responsabilizando o infrator, e penal, a partir da investigação da Delegacia Ambiental da Civil.’’
O CASO
Ao verificar as condições do Arroio Portão (entre Portão e Estância Velha), na manhã de quinta-feira, verificou-se que o nível de condutividade elétrica (capacidade da água conduzir a corrente elétrica) era de 1.050 microSiemens por centímetro, quando o normal é de menos de 300.
Uma investigação iniciou para tentar identificar o produto que alterou as condições da água, que pioraram sexta. Autoridades formaram força-tarefa para investigar a contaminação.
AICSul diz que curtumes tratam efluentes
O presidente executivo da AICSul, Moacir Berger de Souza, queixa-se do tratamento que a classe recebe. “Não admitimos que acusem curtumes sem apontar o culpado.” Segundo ele, os associados da AICSul tratam seus efluentes e, caso aconteça algum problema, é encaminhada solução. “Não avaliamos esse tipo de atitude e compreendo que compete ao poder público zelar, policiar e punir de acordo com a lei.’’

Fonte: Jornal NH - Edição Internet

Compostagem

Como compostar o lixo orgânico, mesmo em pequenos apartamentos

 A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos.

Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. No primeiro caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente.

No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local onde possa feder e sujar a vontade. Esta realidade perversa está sendo mudada, graças às ações práticas de alguns municípios e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país. Mas o que nós cidadãos podemos fazer em nossas casas para colaborar neste processo?

Uma coisa muito boa que podemos fazer em nossas casas e apartamentos é a compostagem. Diferentemente dos agricultores que precisam de adubos para os seus cultivos ou das prefeituras que precisam se livrar desse resíduos; nós em casa podemos começar simplesmente tentando diminuir a quantidade de lixo orgânico emitido para a prefeitura. É claro que só é possível isto em casas onde o lixo é separado.

Entre os muitos modelos de composteira existentes, destacamos os engradados de pvc (lembra das caixas plásticas usadas em supermercados para o transporte das compras?). Com dois ou três engradados podemos montar uma sistema de compostagem bem eficiente e que não ocupa muito espaço. Vamos ver isto passo-a-passo:

Como montar a composteira em espaços mínimos (sacadas e áreas de serviço)

1.    Forre por dentro um engradado de pvc (destes que usamos para carregar as compras no supermercado) com uma camada espessa de jornal bem úmido, mais ou menos 6 ou 8 folhas. Depois de acomodar estas folhas de jornal faça furos no fundo.

2.    Preencha o fundo deste engradado com composto já pronto e com minhocas. Faça uma camada de mais ou menos 10 cm de espessura. Nos supermercados e em floriculturas encontramos um produto genericamente chamado de húmus de minhoca. Um bom húmus sempre tem alguns ovos e filhotes de minhoca que sobrevivem ao peneiramento e à embalagem.

3.    Escolha no seu lixo orgânico algumas porções de cascas de frutas ou folhas de verduras, não muito.

4.    Enterre este material no composto. Isto vai servir para avaliar a quantidade de minhocas que existe neste material, já que elas serão atraídas pela comida (lixo orgânico).

5.    Cubra tudo com mais uma camada de jornal úmido. O jornal tem que estar sempre úmido, caso contrario roubará água do material que esta sendo compostado e este não ficará pronto em poucas semanas.

6.    Providencie uma tampa para o seu composto. Isto evitará a proliferação de moscas e baratas além de servir de barreira para um eventual rato.

7.    Agora uma parte bem importante! Observe por alguns dias quanto tempo as pequenas minhocas levam para comer uma determinada quantidade de lixo orgânico. Esta é a capacidade de reciclagem da sua composteira. À medida que as minhocas vão crescendo e se reproduzindo o consumo de resíduo orgânico vai aumentando. Uma minhoca vermelha do composto (Eisenia foetida) pode comer o próprio peso em um único dia, além disso com apenas três meses elas já estão se reproduzindo, podendo depositar um casulo a cada semana. Cada casulo desses pode gerar de quatro a doze pequenas minhocas que já nascem prontas para comer muito pelo resto da vida. Uma composteira doméstica pode ser considerada eficiente quando os resíduos orgânicos somem totalmente em menos de duas semanas. Outra técnica muito usada por jardineiros experientes para avaliar um composto é a quantidade de ruídos que este pode produzir. Difícil de acreditar? Então experimente, quando seu composto estiver produzindo um pequeno ruído que lembra um líquido escorrendo é sinal de que as minhocas estão trabalhando a todo vapor. Daí para a frente é um processo contínuo e crescente.
O que fazer quando a composteira está cheia

8.    O que acontece com as composteiras domésticas é que elas sempre têm uma quantidade de material pronto, uma parcela de material em processo de decomposição e uma porção diária de lixo orgânico ainda fresco. Isto dificulta bastante a coleta do material que já está pronto para o uso. Para este problema temos uma solução. Veja a seguir:

9.    Um engradado composteira vai sendo lentamente preenchido e as minhocas vão comendo e reciclando material de baixo para cima. Bem, um dia nosso engradado estará completamente cheio, com material já reciclado no fundo e lixo fresco junto à superfície. Isto é inevitável, mas uma maneira de contornar este problema é simplesmente forrar as laterais de um novo engradado e empilhar sobre o primeiro. Assim, dê continuidade ao processo colocando uma porção do composto cheio de minhocas no fundo do segundo engradado e siga o processo normalmente. Desta forma as minhocas continuarão trabalhando no sentido vertical e em algumas semanas a sua primeira caixa estará completamente reciclada e você terá mais ou menos 25 Kg de adubo orgânico de primeiríssima qualidade.
Onde colocar a composteira

10.
    A composteira de engradados de pvc não deve ser colocada em locais sem ventilação. Não devemos desperdiçar locais ensolarados com a comnpostagem que dispensa a luz solar; as plantas sim precisam dela. Os engradados de compostagem devem ser colocados sobre um suporte que pode ser desde de um simples e pouco eficiente jornal, até bandejas ou caixas que possam coletar e canalizar o chorume (líquido que escorre do composto) completamente. Um bom composto deve produzir muito pouco ou nenhum chorume. Mas quando regamos o composto no verão isto é inevitável. Por garantia podemos acomodar nossos engradados sobre uma bandeja plástica, de metal ou de madeira, de pelo menos 5 centímetros cheia de brita, cascalho ou areia bem grossa. O importante é que o composto tenha o mínimo contato com o chorume.

11.    Sofisticando um pouco mais podemos construir um suporte de concreto ou tijolos e cimento que tenha pelo menos 40 centímetros de altura e onde possamos encaixar os engradados. Devemos cuidar para tenha um dreno (furo) no fundo e então podemos preencher metade da altura com carvão vegetal (aquele que compramos para fazer churrasco) e logo por cima despejamos a mesma quantidade de brita, e por cima da brita acomodamos os engradados. Desta forma o eventual chorume escorre pela brita até a camada de carvão onde é desodorizado e ligeiramente filtrado. Evitando sujeira na sacada ou na área de serviço. Para composteiras feitas diretamente na terra este problema praticamente não existe já que o solo absorve o chorume.
O que pode ser compostado e como usar o composto gerado

12.    Praticamente qualquer coisa orgânica é passível de compostagem. Preferencialmente devemos usar os resíduos orgânicos vegetais crus gerados em nossa cozinha, os restos de comida podem e devem ser compostados, porém devemos lembrar que o sal pode diminuir a qualidade de nosso composto tornando-o mais salino do que o conveniente. Pensando ecologicamente o certo é não termos restos de comida, um pouco de organização pode evitar desperdícios e viabilizar a prática da compostagem domiciliar de forma totalmente eficiente. Mas quando não conseguimos comer tudo o que preparamos o destino mais adequado para os restos de comida é a composteira. Ossos podem ser compostados, principalmente os cozidos. Já a carne crua não é o melhor material pois pode cheirar mal dentro da composteira. O jornal e outros papeis velhos podem ser usados sem problemas, mas devemos lembrar que o jornal limpo se presta muito mais para a reciclagem (fabricação de um novo papel) do que para a compostagem. Então devemos usá-lo com sabedoria.

13. 
   A compostagem de resíduos sanitários (papel higiênico, fraldas, absorventes,...) fica reservada para experts em compostagem, quem sabe um dia!

14.    Após o composto estar pronto você pode usá-lo em suas flores, folhagens, hortaliças e temperos. Aplique de acordo com a necessidade de cada espécie de planta. Samambaias em geral e folhagens tropicais gostam de doses bem fartas de composto, algo em torno de um quarto do volume do vaso ou da floreira. Devemos repor um pouco de composto na superfície a cada estação, e depois de um ou dois anos é melhor refazer tudo (esta recomendação não vale para todas as plantas). Em gramados podemos usar até cinco quilos por metro quadrado no final do inverno e nas violetas no início de cada estação devemos aplicar na superfície da terra uma colher de sopa bem cheia de composto, misturada com uma colher de cafezinho, de farinha de osso (faça a sua com cascas de ovo ou compre uma de boa qualidade). Vale lembrar que plantas aromáticas gostam de solos bem drenados e com pouco composto (use a farinha de osso nestas plantas também).

15.    Um engradado de pvc é capaz de compostar o resíduo orgânico gerado por até três pessoas. Para uma família maior é só aumentar o número de caixas. É preferível fazer duas pilhas de engradados do que empilhar muitos. Se a família dispõe de um pátio com terra poderá optar por um modelo mais convencional de composteira feita de tijolos ou madeira. Tijolos bem empilhados podem gerar uma ótima composteira mas por segurança podemos uní-los com cimento ou barro bem amassado. Composteiras de quintal devem ser feitas uma ao lado da outra formando compartimentos que vão sendo preenchidos com resíduos orgânicos um de cada vez. Assim, as minhocas vão reciclando o material a cada compartimento preenchido, seguindo o mesmo procedimento anterior.

Ensine para as crianças e também para seus amigos que a compostagem domiciliar é uma continuidade da separação do lixo, e coopera com a coleta seletiva para a diminuição dos aterros sanitários e lixões. No composto as crianças poderão aprender muitas coisas sobre a natureza com os muitos tipos de pequenos animais e fungos que surgirão junto com as minhocas. Os ácaros, tatuzinhos, besouros, pequenas aranhas e tantos outros animais do composto são essenciais para este processo, eles formam um pequeno ecossistema que vai se equilibrando com o tempo. Até as formigas ajudam quando não estão em excesso. Como podemos ver a compostagem é uma prática interessante, viável na maioria dos espaços, e (por que não dizer?) um ato de cidadania, especialmente quando fazemos isto pensando em todo o nosso lixo orgânico que ao invés de feder e poluir vai gerar mais verde e mais vida. Não é incrível termos um pequeno ecossistema dentro de casa? Boa sorte!
Alexandre de Freitas
Fundação Gaia - Brasil -  defreitas.alexandre@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
www.fgaia.org.br

sábado, 28 de abril de 2012

Texto Arnaldo Jabor

SEJA FELIZ E PRONTO...

A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.

A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações,
dores e afins.

No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

Ha ha ha ha ha ha ha ha!

Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?

É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?

Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... A realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim.

Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.

Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.

Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria.

Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.

Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus, confie e espere só NELE e pra relaxar que tal um cafezinho gostoso agora?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios". "Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche".

Seja você mesmo sempre e VIVA A VIDA!!!!
Arnaldo Jabor

Dados sobre Reciclagem


Índice de reciclagem (%)

Índice de Reciclagem - Considera-se Índice de Reciclagem a razão entre o total de produtos reciclados e a quantidade de resíduos sólidos gerados.

Índice de Reciclagem =  Quantidade de Produtos Reciclados
                                      Quantidade de Resíduos Sólidos Gerados

Brasil – ano-base 2006
Europa  – ano-base 2005
Fontes: Plastics Europe e Plastivida

Conclusão

O índice de reciclagem mecânica de plásticos no Brasil, medida em 2005, atingiu 19,8%, entretanto, a estrutura de Coleta Seletiva hoje tem uma capacidade ociosa em torno de 40% que pode ser utilizada. Caso isso aconteça, provavelmente o país supere a Alemanha e a Áustria, hoje com 32% e 20% respectivamente.
A campeã na reciclagem de plásticos pós-consumo é a região Sudeste com 59%, seguida pela região Sul com 28% e pela região Nordeste com 13%.
Tudo isso não seria possível sem o grande exército de cerca de 500 mil catadores informais que recolhem os resíduos e os revendem. No entanto, as condições de informalidade das empresas recicladoras de plásticos são sérias limitadoras ao desenvolvimento do setor.
Fonte: Plastivida - Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos: http://www.plastivida.org.br/
           Site Indac

Let's do it!

Limpa Brasil, vai limpar Santo André neste domingo. Pa

Santo André, 26 de março de 2012 – Santo André será a quinta cidade do país a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it!. No dia 15 de abril de 2012, milhares de voluntários sairão às ruas para retirar os resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. A iniciativa já contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas e contribuiu para o recolhimento de mais de 650 toneladas de resíduos em 4 cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Campinas.
O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.
O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.
A população da cidade já pode se cadastrar para participar da iniciativa. Basta acessar o site www.limpabrasil.com e fazer a inscrição para receber orientações por e-mail. O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo.
Após a ação, haverá ainda um show gratuito em homenagem à Terra e em agradecimento aos voluntários participantes. A apresentação acontece no Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), a partir das 16h, com a participação de Russo, Grupo The Avalon e Banda Fox.

Participe Já
 
Fonte: Instituto Triangulo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Avaliações do Novo Código Florestal

Entidades do agronegócio do Rio Grande do Sul apontam pontos positivos do novo Código Florestal

Fetag e Farsul defendem, no entanto, análise das normas e seus impactos na produção

  • Cristiano Dalcin | Porto Alegre (RS)
Reprodução
Foto: Reprodução / Canal Rural
No Rio Grande do Sul, entidades avaliam Código Florestal
O texto do novo Código Florestal ainda gera dúvidas e apreensão no setor produtivo do Rio Grande do Sul. Para representantes de entidades do setor, no entanto, o relatório aprovado nesta quarta, dia 25, no Plenário da Câmara dos Deputados, conta com diversos pontos positivos. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) analisou as 21 alterações realizadas pelo relator da matéria, Paulo Piau (PMDB-MG), no substitutivo aprovado pelo Senado. Para o presidente, Carlos Sperotto, é necessário considerar o tamanho da área que deixará de ser usada para a produção de alimentos.
– A fome do mundo olha para o Brasil e quer solução. E o Brasil está dando, o campo está buscando adequação. Porém, esta fração de 30 milhões de hectares é altamente considerável e deixará de ser utilizada. Nós saímos de uma situação e vamos para outra, em que o setor está aceitando os compromissos e cumprimento de posições. Acreditamos que nós temos um posicionamento de um convívio muito responsável com o meio ambiente. Muitos não acreditam, mas nós temos. Só que agora as posições começam a se consolidar – aponta.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), Elton Weber, o texto aprovado na Câmara tem pendências e deixa dúvidas. Segundo ele, muitas delas fazem parte da vida dos pequenos produtores rurais.
– O importante é que tenha sido feita a aprovação do texto, que agora merece um debate e uma análise para que a presidente o sancione. Poderá não sancionar também. Que, partir disso, nós tenhamos uma maior segurança jurídica. Um dos avanços interessantes é que desburocratiza a questão de licenças ambientais, das taxas para averbação de áreas de preservação que eram contidas dentro do atual Código, custosas, burocráticas. Isso melhora. E também traz no corpo a questão do pagamento de serviços ambientais, que, para nós, é também muito importante. Agora, a questão de Áreas de Preservação Permanente (APPs), margens e metragens não ficou totalmente clara – afirma.
> Acesse o site especial do Código Florestal
CANAL RURAL

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Espiral de Ervas



Fonte: Portal da Construção Ecológica

Minhocário



Fonte: Portal da Construção Ecológica

Os Poderes do Limão

Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor.
O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que isto não é divulgado?
Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros fabusosos. Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.
A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes.
Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco as utilidades multi bilionárias de grandes corporações?
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), llimona (cat) limoiaritz (eusk).
É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. Sua polpa pode ser consumida diretamente. É usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuidas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores. Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicabornato vai mudar o Ph do seu organismo.
Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:
1 - Destroi as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas ...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicarbonato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street
Baltimore, MD 1201.
DIVULGUEM

Fonte:  Mensagem recebida por mail

Sobre a Lavanda


















Fonte: Apresentação Powerpoint recebida por mail


terça-feira, 24 de abril de 2012

Reunião de familia...

Graciosos Golfinhos...

Curiosos Suricatos...

Fórum mundial retoma debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia

Fórum mundial retoma debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia

PLANETA GELADO

PLANETA GELADO

Dia da Terra com florestas | Brasil

Dia da Terra com florestas | Brasil

Iniciando um dia Feliz

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

Allan Kardec

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fotos do Replantio de Parte de Nossa Matéria-Prima


Embalagens de Aromatizadores

As embalagens de aromatizadores de ambiente que trabalhamos hoje são:
- 30 ml em spray;
- 60 ml em spray;
- 120 ml em spray e
- 120 ml em difusor varetas.
Como na publicação anterior informamos quais os aromas que possuímos disponibilidade, no momento, agora com o conhecimento também das embalagens é só fazer seu pedido.
Obs. Lembramos que se possuir a necessidade de um outro tipo de embalagem, conforme a quantidade a ser encomendada, comercializamos de forma exclusiva, se assim preferir.
 

domingo, 22 de abril de 2012

Indicação de cada Aroma

- O poejo possui virtudes calmantes, contra tosse, bronquite, insônia, crises nervosas, reumatismo, enjôos, é excelente para alívio da gripe e resfriados. Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva da paz, plantado perto da casa acaba com as brigas, traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção. Bom repelente para traças e insetos em geral. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas.
Obs. Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
- A canela é altamente efetiva no tratamento de gripes é eficaz também para problemas digestivos, estimulando a digestão, removendo flatulências e úlceras estomacais. Tem propriedades anti-inflamatórias, anti-fungos, antibacterianas e anti-parasitas. Pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue) e a diabetes do tipo 2 , além de melhorar nossa memória.
- O cravo da índia é o melhor antioxidante natural que se conhece. Tem ação analgésica e anti-séptica, acaba com fungos e traças. É usado também para tratar soluços, vômito, diarréia e em fórmulas contra a impotência.
- A camomila é calmante, digestiva, antiinflamatória, antiespamódica, combate insonia, febre, prisão de ventre, hemorróidas, psoríase, dermatites, reumatismo.
- O guaco utilizado contra gripe, rouquidão, infecção de garganta, tosse, bronquite, asma, artrose, artrite, reumatismo, tratamento da gota, cicatrização de feridas, nevralgias.
- A alfazema além de ter um agradável perfume ajuda em um sono tranquilo e reparador, combate traças, piolhos, auxilia nas crises de dores de cabeça, cãimbras, além de esclerose múltipla, mal de parkinson.
- A arruda  planta desinfetante, inseticida, bactericida, é estimulante, possui ação protetora contra “mau olhado” e “más vibrações”, diminui a ansiedade, alivia dores de cabeça, varizes e o excesso de gases.
Obs. Muito cuidado na utilização, pois sua atividade é fortíssima. Não recomendada sua utilização por gestantes.

Indicação de cada Aroma


- A citronela é uma planta aromática conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos (inclusive o da dengue) e borrachudos. Inibe a multiplicação das bactérias e isso explica seu resultado como desodorante, desinfectante e contra bromidrose (chulé).

- A marcela também conhecida como macela ou marcelinha do campo, é usada na medicina popular para tratar problemas gástricos e digestivos, males do pâncreas e da vesícula, distúrbios menstruais, enjôos, náuseas e vômitos. Também são conhecidos seus poderes como sedativa e analgésica. É usada para acalmar reumatismos e dores musculares. Mas o que tem mais chamado a atenção de alguns pesquisadores são as propriedades estudadas como antiviral, antitumoral e imunoestimulante. Experimentos realizados indicaram que o extrato das flores inibiu o crescimento de células cancerosas em até 67%, mostrando um grande potencial para a elaboração de medicamentos para esta finalidade.

- A hortelã é indicada para tratamento de gripes, diminuir a temperatura do fígado, acalmar e garantir uma boa noite de sono. - poejo possui virtudes calmantes, contra tosse, bronquite, insônia, crises nervosas, reumatismo, enjôos, é excelente para alívio da gripe e resfriados. Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva da paz, plantado perto da casa acaba com as brigas, traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção. Bom repelente para traças e insetos em geral. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas.
Obs. Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
- A canela é altamente efetiva no tratamento de gripes é eficaz também para problemas digestivos, estimulando a digestão, removendo flatulências e úlceras estomacais. Tem propriedades anti-inflamatórias, anti-fungos, antibacterianas e anti-parasitas. Pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue) e a diabetes do tipo 2 , além de melhorar nossa memória.
- O cravo da índia é o melhor antioxidante natural que se conhece. Tem ação analgésica e anti-séptica, acaba com fungos e traças. É usado também para tratar soluços, vômito, diarréia e em fórmulas contra a impotência.
- A camomila é calmante, digestiva, antiinflamatória, antiespamódica, combate insonia, febre, prisão de ventre, hemorróidas, psoríase, dermatites, reumatismo.
- O guaco utilizado contra gripe, rouquidão, infecção de garganta, tosse, bronquite, asma, artrose, artrite, reumatismo, tratamento da gota, cicatrização de feridas, nevralgias.
- A alfazema além de ter um agradável perfume ajuda em um sono tranquilo e reparador, combate traças, piolhos, auxilia nas crises de dores de cabeça, cãimbras, além de esclerose múltipla, mal de parkinson.
- A arruda  planta desinfetante, inseticida, bactericida, é estimulante, possui ação protetora contra “mau olhado” e “más vibrações”, diminui a ansiedade, alivia dores de cabeça, varizes e o excesso de gases.


Obs. Muito cuidado na utilização, pois sua atividade é fortíssima. Não recomendada sua utilização por gestantes.
Obs. Como as demais mentas, a hortelã não deve ser consumida em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.

- O limão é também indicado para tratamento de gripes, melhora a imunidade, também indicado para quem possui irritabilidade ao calor e retenção de líquidos.

- A erva cidreira é relaxante, trata insônia, asma, bronquite, tosse de origem nervosa, enxaqueca, agitação mental, estimula a vesícula, contra a má circulação sanguínea, cãibras, sedativo, analgésico, antitérmico, antibacteriano, é indicado contra dores de cabeça, mal estar e anorexia.

- O Alecrim auxilia a concentração, sendo indicada a aplicação em áreas de trabalho e estudo. Também auxilia no estímulo à circulação e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa. Diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aromatizadores de Ambiente e Arte Sustentável


Aromatizadores de Ambiente e Arte Sustentável

Aromatizadores de Ambiente e Arte Sustentável

Boa Tarde.
Publicando mais fotos dos aromatizadores de ambiente e dos vasos reciclados para divulgação e para que escolham os que mais se identificam.
- Aromatizadores em embalagens de 60 ml e 120 ml em spray e 120 ml de difusor em varetas;
- Vasos pequenos e médios, para plantas de pequeno e médio portes, estilizados e com mudas de chá, temperos ou pequenas plantas ornamentais.
Obs. Estilização em vasos, garrafas de vidro e pet recicladas.
Escolham e façam seus pedidos...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Beautiful Mother Nature - ziggy marley and the melody makers

Macaco - Moving com Seu Jorge

Labirinto verde recebe manutenção em Nova Petrópolis

A aparência do mais famoso cartão-postal de Nova Petrópolis ainda não está perfeita. Falta que as mudas de ciprestes ganhem forma, mais altura e fiquem uniformizadas. Mas mesmo em manutenção, o labirinto verde continua divertindo turistas e moradores no centro da cidade.

Replantado em março do ano passado, substituindo mudas de 22 anos, o novo labirinto ainda está crescendo. Precisa de cuidados constantes e será necessário pelo menos mais um ano para que as plantas fechem todos os espaços.

Confira imagens do trabalho realizado no labirinto de Nova Petrópolis

Nesta quarta-feira, as 1,7 mil mudas de ciprestes passaram pela terceira poda. Plantadas na Praça das Flores com 1,5 metro de altura, elas cresceram cerca de 30 centímetros e serão mantidas quando alcançarem 2 metros de altura.

— Vamos deixá-lo mais alto que o anterior para evitar que as pessoas descubram o caminho facilmente — explica o responsável pela manutenção do labirinto, Selvino de Abreu, preocupado com a diversão dos turistas.

A cada três meses, ele coordena o que deve ser podado nas mudas e controla a adubação para o cipreste crescer forte, fechando os espaços do círculo de 26 metros de diâmetro.

— É uma sensação muito gostosa, se divertir numa brincadeira de criança, com o cheiro do verde — define o turista de Franca (SP) José Rodrigues da Costa, 70 anos.

Ele e mais quatro familiares saíram aos risos do caminho verde depois de testaram diferentes trajetos. Foram e voltaram inúmeras vezes até atravessar as sete carreiras de mudas e chegar ao centro do labirinto. Uma aventura que se completa na volta, com ou sem a ajuda dos curiosos que indicam o caminho pelo lado de fora.

A brincadeira ao ar livre, e para todas as idades em Nova Petrópolis, continua ganhando forma sem deixar de ser o maior atrativo da praça, divertindo quem se aventura ou o observa de longe.

Detalhes
Replantado em março de 2011, com um novo trajeto
— Foi substituído porque as plantas estavam velhas, com 22 anos— O labirinto tem 26 metros de diâmetro
— Comporta 1,7 mil mudas de ciprestes
— Há um espaço de 1,7 metro entre as cercas, que dão sustentação aos ciprestes
ZERO HORA

Sobre a BeGreen Lifestyle

A BeGreen Lifestyle, iniciou com foco principal no cultivo de matérias-primas, confecção e venda de aromatizadores de ambientes orgânicos. Qualquer ação da marca sempre foi pensada em torno das questões ambientais, desta forma surgiu o segmento de arte sustentável, onde os vasos, floreiras e viveiro de mudas, de pequeno porte, são confeccionadas em embalagens recicladas, estilizadas e disponibilizadas para a venda, reduzindo assim a quantidade de resíduos descartados na natureza.
A BeGreen Lifestyle se divide então inicialmente em dois segmentos:

- BeGreen Essencias e Aromas Naturais: cultiva, confecciona e vende os seguintes aromatizadores de ambiente em spray e difusor em varetas:
citronela, limão, arruda, canela, cravo da india, macela, erva cidreira, anis, lavanda, hortelã, guaco, alecrim, alfazema e camomila (sempre possuimos novos aromas em teste). 
Obs. De acordo com volume, aceitamos encomendas para desenvolvimento de aromas específicos.











- BeGreen Arte Sustentável:   confecciona e estiliza vasos de embalagens recicladas para plantio de mudas de chás, temperos e plantas ornamentais de pequeno porte tanto para decoração de casas, escritórios e lojas, como também para utilização na cozinha para temperar aquela receita ou para degustação do chá de sua preferência. 


Anuncios Jornal Bem Estar - Região das Hortensias

terça-feira, 17 de abril de 2012

Objetivo do Blog

O objetivo deste blog é divulgar informações e o que é notícia na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saúde, lazer, educação e esporte.