sexta-feira, 6 de julho de 2012

III Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano

Dia 5 de julho se realizou nas dependências da Faccat na cidade de Taquara/RS o III Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano - Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos que teve a organização de diversas instituições, dentre elas o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Emater/RS, ComiteSinos, VerdeSinos, CICSVP, FACCAT e realizado por 10 municípios da região Araricá, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas e Santo Antonio da Patrulha e Sapiranga.
Neste III Seminário, foram apresentados os principais focos de trabalho e andamentos do I e II Seminários realizados em 2007 e 2008 e através de palestras de profissionais de significativa relevancia foram apresentados os principais problemas atuais e os caminhos que serão tomados para dar continuidade aos trabalhos em prol de nossa Bacia Hidrográfica, que vem sendo tão maltratada diariamente.
Principais problemas apresentados:
- Lançamento de efluentes e resíduos;
- Erosão e formação de ilhas;
- Desmatamento, principalmente da mata ciliar.
Principais focos dos trabalhos:
- Envolvimento de toda a comunidade de cada município da Bacia Hidrográfica;
- Levantamentos técnicos das áreas críticas previamente levantadas;
- Ações de contenção do assoreamento e erosão;
- Replantio de mata ciliar;
- Fiscalização intensificada quanto aos lançamentos de efluentes e resíduos na Bacia Hidrográfica.
Finalizando foi apresentado um Ciclo de Palestras relacionadas diretamente a todos os temas debatido, sendo divididas em 6 principais tópicos:
1 - Alimentação:
Sutentabilidade Alimentar, Formas de Produção e Saúde - Medicina complementar.
2 - Educação:
Educação Formal e Temas Transversais, Educação Alimentar e Economia Sustentável (Ecoecologia).
3 - Moradia:
Eco Vilas, Arquitetura Ecológica e O Bem Viver Integrado a Natureza.
4 - Energia:
Energia-Produção e Consumo (tendencias), Formas Alternativas de Produção em Unidades Autônomas-Energia Solar, Eólica e Biomassa.
5 - Lazer:
Lazer como Componente da Saúde Humana, O Lazer Como Necessidade: Música, Canto, Artesanato, Canoagem, Bonsai, Jardins Produtivos, Turismo Ecológico.
6 - Da Teoria a Prática:
Reflexão e Avaliação, Publicação do Memorial Sobre Sustentabilidade e Encaminhamento para Continuidade e Aprofundamento do Tema.
Resumindo analiso como sendo um evento prático de profunda importância para a população como um todo, pois tratou de assuntos urgentes e de certa forma negligenciados pela população, iniciativa privada e poder público. Todas as práticas contarão com todo apoio do Ministério Público e com profissionais gabaritados na execução dos trabalhos, sendo assim o sucesso dos resultados dos trabalhos tendem a ser os melhores possíveis.
Parabéns a todos organizadores, patrocinadores, realizadores e a população dos municípios envolvidos nos projetos, pois este com toda certeza, será um projeto que muito se ouvirá comentar devido a sua seriedade e seus resultados e servirá de exemplo a diversas outras localidades do país, onde existam problemas semelhantes.
A participação de todos é fundamental para o sucesso absoluto do Projeto.
Abraços!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário