sábado, 7 de julho de 2012

III Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil

O evento realizado no dia 6 de julho de 2012, organizado pela Defesa Civil Regional/RS (Taquara, Rolante, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Caraá e São Francisco de Paula, teve como foco dos trabalhos "Riscos e Comunicação de Desastres - O Papel da Imprensa na Prevenção e Mitigação dos Efeitos dos Eventos Extremos".
Nele teve a presença de  coordenadorias de toda a região, bombeiros voluntários e diversas autoridades, tendo como um dos eventos principais a palestra de Lasier Martins (Comunicador do Grupo RBS) sobre "O papel do Comunicador po Ocasião dos Grandes Desastres".
Os objetivos principais do encontro foram:
1 - Consolidar os encaminhamentos das oficinas de diagnóstico realizadas no ano de 2011;
2 - Promover o conhecimento e interação entre os diversos órgãos de Defesa Civil da região do Vale do Paranhana, Hortênsias e Alto Sinos;
3 - Trocar experiências nas atividades de Defesa Civil;
4 - Comemorar o "Dia Estadual da Defesa Civil".

 OBJETIVO:  Redução dos Riscos
O risco, objetivo social, define-se como a percepção do perigo, da catástrofe possível. Ele existe apenas em relação a um indivíduo e a um grupo social ou profissional, uma comunidade, uma sociedade que o aprende por meio de representações mentais e com ele convive por meio de práticas específicas. Não há risco sem uma população ou indivíduo que perceba e que poderia sofrer seus efeitos. Correm-se riscos, que são assumidos, recusados, estimados, avaliados, calculados. O risco é a tradução de uma ameaça, de um perigo para aquele que está sujeito a ele e o percebe como tal.
Evento muito produtivo para alertar e focar sempre nas prevenções como melhor forma de evitar desastres e também para busca de maior integração entre Defesa Civil e a Imprensa, fazendo com que a população seja alimentada por informações reais, verídicas e corretas na ocorrência de um desastre, mas principalmente saiba dos trabalhos que estão sendo feitos para sua diminuição e o que podem auxiliar neste sentido.
Parabenizo aos organizadores do evento pela iniciativa, pois como em nossa região possuem inúmeras áreas de risco, devemos cada vez mais nos preocuparmos com a eficaz emissão de alertas de possíveis desastres, na periodica identificação e monitoramento das áreas de risco e em incutir em todos que os movimentos de prevenção são sempre menos traumáticos do que os de reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário